Make your own free website on Tripod.com

PEQUENOS TRUQUES PARA ABRIR O APETITE
a.. Ao preparar a refeição do seu filho, desenhe uma careta engraçada no prato dele usando pedaços de vegetais para compor o cabelinho, uma fatia redonda de queijo para o rosto, 2 ovos cozidos para os olhos e pedaços de
carne para o sorriso.
b.. Prepare um belo sundae com iogurte batido misturado com pedaços de frutas de cores variadas e cubos de gelatina durinha.
c.. Distribua os alimentos em potinhos numerados. A brincadeira é comer o que tem no primeiro e só depois descobrir o que tem nos outros.
d.. Sirva frutas em pedaços e uma tigela com iogurte de frutas. Estimule seu filho a mergulhar cada pedaço de fruta no "molho".
e.. Salpique vegetais de várias cores picados bem miudinhos em cima da massa de pizza e cubra tudo com bastante muzzarela.
f.. Prepare sanduíches exóticos usando tipos variados de pães.
(Fonte: Revista "Meu Nenê", edição nº 13 - por Vera Magyar)

 

 

Limpeza Rápida
Para limpar os resíduos de leite dos cantinhos da mamadeira, antes de fervê-la, coloque dentro dela pequenos pedaços de miolo de pão e junte um pouco de água. Em seguida, agite-a algumas vezes. A mamadeira vai ficar limpa e brilhante sem auxílio da escova.

 




Exame Gostoso
Da próxima vez que você for examinar a garganta de seu filho, ao invés do incômodo cabo da colher, experimente usar pirulito para baixar a língua das crianças. Elas reclamarão muito menos e ficarão quietinhas enquanto você examina.

 

 

Primeiros Socorros
As dores das pequenas queimaduras de seu filho podem ser aliviadas com a clara de ovo, que é considerado um santo remédio nesse caso. É importante lembrar que, antes, é melhor consultar um pediatra, por causa do tipo de pele de cada criança.

 

 


Soninho Seguro
Para que seu bebê durma mais traqnuilo e seguro, basta colocar um travesseiro ao seu lado. Assim, ele terá a impressão de que está acompanhado por alguém, o que o torna mais calmo.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 53 - por Diogema Araújo)

Bebês que não dormem

Pegue uma maçã pequena, perfure-a com uma agulha por todos os lados e coloque-a ao lado do travesseiro do bebê. Logo você sentirá um agradável aroma que irá acalmar vocês dois, que terão um sono tranqüilo e perfumado.

Para o bebê dormir tranqüilo
Um pouco antes dos 3 meses, ele sempre estava caindo de sono às 20H. Às 21H, após o banho e a mamada, eu o colocava no berço. Antes de eu dormir, por volta da meia-noite, eu o amamentava no próprio quarto em uma cadeira à meia-luz e o fazia arrotar discretamente e ele dormia até às 06 da manhã. Se ele chorasse eu o amamentava por uns 15 minutos e ele dormia até às 08H. Atualmente não amanento mais antes de eu ir dormir e ele só acorda às 08 da manhã. Chego em seu quarto e ele já está "conversando" com seu móbile do Mickey, feliz da vida!
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 53 - por Andrea Pinheiro)

Insonia
Se você tem insonia na gravidez não se desespere. Nada de tomar calmantes ou qualquer sonífero, que podem causar problemas ao bebê. Basta tomar um copo de leite ou chá de alface (fervida) e camomila, além de colocar as pernas para cima (esticadas na cama e sobre almofadas) e bom sono!

 

 

Evite a Chupeta
Se seu bebê não quer dormir de jeito nenhum, chorando alto e querendo colo, evite a chupeta! Faça o seguinte: coloque-o no moisés ou no bebê-conforto para dormir e ponha-o em sua cama, ao seu lado. Acaricie sua cabeça,
oferecendo-lhe a mão ou o dedo. Ele se sentirá seguro e protegido, dormindo como um anjinho.

Troca Chupeta
Quando quiser que seu filho deixe a chupeta, faça o seguinte: combine com ele que se der a chupeta para o papai noel, este o dará um presente especial. Então, no Natal você compra um presente bem legal e combine com alguém que se vista de papai noel e entregue o presente à ele. Experimente fazer esta troca com o coelhinho da páscoa, a chupeta por ovos de chocolate.

 

 

Festas
Nas festinhas de seus filhos, inove.Antes de encher os balões, escreva ou desenhe com canetinhas de ponta grossa e depois encha. Ficará um visual diferente.

Sem esquecimento
Na próxima festinha de aniversário dos seus filhos, cole um pequeno ímã atrás do convite. A mamãe que receber o convite vai adorar, pois o convite não irá se perder.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 53 - por Bruna Porto)

 

 


Manchas
Quando a criança está aprendendo a usar a canequinha, a sujeira é inevitável. As manchas de café com leite devem ser lavadas com água e sabão. Se não funcionar, coloque um pouco de sal umedecido sobre o local e, em
seguida use água oxigenada ou esfregue ligeiramente com benzina.

 

 

Brotoejas
Se o seu bebê tem brotoejas, há um modo muito simples de acabar com elas. Basta banhar seu filho, duas ou três vezes por dia, com água quase fria e sabonete neutro. Depois, vista-o com uma roupa bem leve e adeus brotoejas!

 

 

Trim... Trim...
Para acabar com o susto causado por telefones e campainhas que tocam na hora em que o bebê está dormindo, o melhor a fazer e regular o som do telefone para que o toque possa ser ouvido sem assustá-lo. E, se não puder desligar a campainha, abafe-a com um pano grosso para reduzir o volume do som.

 

 

Mofo
As roupinhas sujas do bebê não podem se acumular. Mas se você esqueceu aquele macacão lindo e ele mofou, coloque-o de molho numa bacia com água, sal e limão sob o sol. No dia seguinte, lave-o com sabão e água fria. Ele ficará novo. 

 

 

Economia
Quando o bebê dorme durante o dia, é hora de fazer um monte de coisas. Se naquela hora de colocar um assado no forno, você não achar o papel alumínio, substitua-o por qualquer papel fino, mas antes embeba-o em óleo para não pegar fogo.

 

 

Vamos Brincar de Casinha?
Sabe aquela caixa grande de papelão que você não sabe porque guardou? Agora ela tem uma finalidade. Junte seus filhos e mãos à obra. Você vai precisar de tesoura, fita adesiva, tesoura especial para crianças, cola, tinta guache, giz de cera, pedaços de papel e panos coloridos. Pegue a caixa, corte portas e janelas e prenda os tecidos às janelas com fita adesiva (para fazer as cortinas). Peça às crianças para cortar flores utilizando os papéis e colar do lado de fora da "casa". Use as tintas para dar um toque do lado de fora da casa. E aí é só encher de brinquedos.

 

 

Consciência Ambiental
Ensine seus filhos a fazer alimentadores de pássaros. Pegue uma folha de papel manteiga e espalhe uma camada fina de pasta de amendoim. Peça para eles pegarem umas pinhas (aquelas que se usam para arranjos de Natal) e passarem sobre a folha com a pasta de amendoim e sobre elas um punhado de alpiste. Amarre um barbante à pinha e pendure nas árvores e plantas. Você verá como os passarinhos irão visitar a sua turminha.

 

 

Cálcio no Pós-Parto
Para garantir a cota necessária de cálcio durante o pós-parto, use uma receita antiga e prática. Pegue um ovo e despreze a gema e a clara. Coloque a casca num pedaço de papel alumínio e leve ao forno por alguns minutos. A casca pode ficar até moreninha, não tem problema. Retire, deixe esfriar e triture. Use uma colher de chá desse "farelo", uma vez ao dia, em qualquer alimento. Vale no suco, no leite, na salada ou no doce, já que não tem gosto. Além de não precisar comprar nenhum comprimido, você estará prevenindo a osteoporose mais tarde.

 

 

Ervas Aromáticas Frescas
Para preservá-las, tire as folhas não machucadas do talo e borrife água fria sobre elas. Coloque-as em pequenos copinhos de papel com água. Deixe congelar. Para usar as ervas, descongele em água corrente e ela continuarão como se fossem frescas.

 

 

Batom
Se sua princesinha encontrou o seu estojo de batom e resolveu se maquiar, não se irrite. Batom quebrado é fácil de consertar: aqueça a ponta quebrada sobre a parte restante. Aguarde alguns segundos até grudar e depois coloque no congelador para fixar.

 

 

Segurança no Banho
No próximo banho do recém-nascido, experimente colocar uma camisetinha nas mãos e outra no peitinho do bebê. Ele vai ter uma sensação de segurança e não vai ficar tremendo e balançando as mãozinhas no ar.

 

 

Presente Especial
Que tal guardar o jornal publicado no dia em que der à luz seu filho? Assim, quando ele estiver adulto, se surpreenderá com esta jóia e saberá todos os fatos importantes que ocorreram no dia em que nasceu. Guarde também fotos tiradas na maternidade, junto com os médicos, enfermeiras e familiares. Seu filho agradecerá eternamente este gesto de amor.

 

 

Calmante Amoroso
Quando o bebê estiver naqueles dias em que tudo o que você oferece ele não aceita e resmunga, não adianta ficar nervosa. Pare o que estiver fazendo e sente com ele no colo. Converse, deixe-o terminar de chorar e vá contando como foi o dia do seu nascimento ou o dia em que você soube que estava grávida. Estas são emoções fortes que vocês passaram juntos. Por mais que você não acredite, certamente no sentido amoroso vocês estarão se entendendo. Você verá como o som do seu coração e suas palavras o deixarão calminho.

 

 

Sacola de Supresas
Ao levar seu filho ao médico, dentista ou qualquer outro local que não tenha uma pequena infra-estrutura infantil, carregue uma sacola com objetos que não façam muito barulho. O recheio da sacola depende da idade da criança, mas aqui vão algumas dicas básicas:
* lápis de cor
* fita adesiva
* elásticos
* embalagens de papelão vazia
* pequenos brinquedos esquecidos
* revistinhas para colorir
* tesourinha sem ponta
* papéis de cores e qualidades diferentes (celofane, crepom, carbono, etc.)

 

 

Enjôos
Para acabar com a dor de estômago, os enjôos e outros efeitos da digestão mais lenta, uma receitinha da vovó foi aprovada por mim (na prática) e por meu médico: basta um comprimido de Magnésia (só tome cuidado com o efeito laxante), e adeus, mal-estar.

Sorvete é ótimo porque o frio diminui a secreção gástrica, melhorando os sintomas do enjôo. Mas não é para tomar o pote todo... é uma colherada apenas, que pode ser repetida algumas vezes no dia... senão, as calorias vão para as nuvens!

 

 

Regurgitação
Se o seu bebê anda tendo vômitos ou regurgitação, não se desespere. Aí vai uma dica: não faça movimentos bruscos ao socorrer a criança. Vire-a com a cabeça para lado ou para baixo, limpe a boca e a narina com cuidado e deixe-a um pouco em seu colo, na posição vertical.

 

 

Dor de ouvido
Se o seu pequeno tem problema com dor de ouvido, aqui vai um remédio natural que dá ótimos resultados: 1/2 copo americano de óleo de soja ou de amêndoas doces e 2 colheres de (chá) de camomila. Misture tudo e deixe curtir. Quando estiver bem amarelo, coe o óleo num filtro de papel, coloque num vidro esterilizado e feche bem. Pingue apenas duas gotas no ouvido. Essa receita é válida por dois anos. A camomila tem substâncias anti-inflamatórias.

 

 

Banho de sol
Para a criança, o ideal é o horário das 8h30 às 9h30, em dias sem vento, nem frio. Cubra o rosto do bebê com um paninho escuro. O banho de sol é ótimo tanto para problemas de icterícia do recém-nascido quanto para a produção de vitamina D, ajudando a prevenir também possíveis assaduras.

 

 

Planta Mágica
Sambacaitá (planta muito usada no nordeste).
Cortes: para estancar o sangue, faça o sumo da folha. Mas, antes, lave bem a planta.
Feridas: machuque a folha e deixe-a secar ao sol durante 30 minutos. Faça o pó com os dedos e aplique na parte afetada. Repita o processo 3 vezes ou após o banho.
Lavagem vaginal: para inflamação e corrimento, faça o chá bem forte com as folhas e o caule e lave a área inflamada 3 ou 4 vezes ao dia.
Brotoejas: prepre um chá normal e banhe seu filho sempre na temperatura ambiente.
Aftas e Amigdalite: faça um chá bem forte e bocheche quantas vezes for
necessário.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 52 - por Rejane Augusto Araújo)

 

 

Papinhas Fáceis
Para não ter de fazer papinhas todos os dias, cozinho cada coisa em uma
panela, com pouca água e um dente de alho amassado. Pode ser beterraba (sem casca), cenoura, brócolis, espinafre, mandioquinha e inhame. Faço um tanto que dê para 15 dias e congelo em copinhos descartáveis de café. Na hora de servir, descongelo 3 copinhos (medida para bebê de 6 meses), cada um de um sabor e coloco um pouquinho de sal. Além de ser superprático, o bebê tem variações de papinhas e ainda sai bem mais barato que comprar prontas.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 52)

Cardápios e Educação
Que tal variar o cardápio do bebê? Comece a misturar frutas e legumes, variando cores e sabores, e sempre faça as refeições junto com o seu filho. Prove e veja se a sua mistura ficou agradável aos olhos e ao paladar. Lembre que não adianta insistir para que ele coma se você não tem o hábito de comer e servir. Ao fazer as refeições junto com o bebê, você estará educando-o a se portar numa mesa, pois você será o espelho.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 52 - por Claudia de Oliveira)

Vitaminas em Ação
Quando fizer a papinha para seu filho, experimente colocar um talo de cebolinha para cozinhar junto - ela é rica em vitamina C - depois, retire-o antes de servir. Troque a batata (amido) pela batata-doce, pois ela tem muito mais vitaminas e dá um sabor especial.

Sabor Diferente
Troque, às vezes, o suco de frutas por chás de camomila ou erva-doce. Seu baixinho vai gostar do sabor diferente.

Beterraba Camuflada
Se o seu filho não come beterraba, tente infiltrá-la, disfarçadamente, nas refeições. Faça um suco de beterraba e depois passe no coador. A polpa cozinhe junto com o feijão preto e o suco, misturo com água e groselha. Assim ele come o feijão e ainda bebe o suco com beterraba.

Aveia
Inove. Ao desmamar seu filho e passar a dar leite em pó, ferva a água com aveia em flocos, deixe esfriar e coe. Depois é só misturar o leite ao caldo de aveia. É uma boa mistura, pois o leite em pó tende a prender o intestino e a aveia, além de nutritiva, é cheia de fibras que ajudam a prevenir a prisão de ventre.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 54 - por Valéria Fernandes Veloso)

 

 

Sem choro nem manha
Tirar esparadrapo ou band-aid dói, principalmente numa pele de bebê. Uma forma de evitar reclamações é friccionar um pouco de óleo infantil embebido num chumaço de algodão. Sai muito mais fácil.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 52 - por Célia Maria D. Fernandes)

 

 

Equilibrandos os Passos
Para ajudar as crianças a ter equilíbrio quando estão aprendendo a andar, coloque um fio de barbante no chão. Faça retas com o barbante e depois vá fazendo algumas curvas. Brincando, vocês caminham pelo fio e seu filho treina o equilíbrio.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 52 - por Fátima Silveira)

 

 

Música do Coração
Durante a gravidez escolha uma seleção de músicas calmas e ouça sempre que você quiser relaxar. O seu bebê vai participar deste relaxamento junto com você. Quando ele nascer, continuará a reconhecer a música relaxante, e será sempre lembrada como sendo a música do coração de vocês.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 54 - por Célia Soares)

 

 

Na Maternidade
Quando visitar uma amiga na maternidade, é costume levar flores para ela e um presente para o bebê. É lindo ganhar flores, mas para adoção a sua amizade, faça uma cesta com produtos que contenham pouco açúcar, ricos em fibras, como frutas, como frutas secas, biscoitos de aveia, frutas da época, torradas e geléias. Inclua revistas e um livro que você acha que seja a sua cara. Ela aproveitará o seu tempo para ler algo que a toque e ficará feliz, pois logo após o parto, as mamães ficam com uma sensação de que o mundo murchou junto com a sua barriga.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 54 - por Arminda Soares Caetano)

 

 

Cartão Telefônico
Sabe aquele cartão que acabou? Não jogue fora, faça uma supresa. Pegue seu filho e mãos à obra:
* no verso do cartão cole um pedaço de cartolina do tamanho exato para cobrí-lo;
* cubra com um adesivo o número de chamadas (isso o filhinho poderá ajudar, bolando desenhos coloridos);
* faça ou copie uma pequena poesia e deixe seu filho escolher as pessoas presenteadas.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 53 - por Ideilde Maria dos Santos)

 

 

Caixinhas Mágicas
Invente brinquedos diferentes. Pegue duas caixas vazias, cole as partes abertas e encape-as com papel camurça. Cole-as formando um L. Aí você pode montar um pianinho, contornando com canetinha preta as teclas ou um bonequinho com braços e pernas colados na parte superior (braços) e inferior (pernas).
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 53 - por Ideilde Maria dos Santos)

 

 

Ofereça o seio certo
Qual dos seios dei por último? Para não esquecer qual deverá ser o próximo seio da mamada, coloque o relógio no lado a ser dado. 
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 53 - por Carla B. Pimenta)

 

 

Massa de modelar caseira
Misture em 1 1/2 xícara de água fervida, 1 pitada de sal, 1 (ou mais) colher das de sopa de óleo para bebês e corante 915 gotas de anilina para bolos ou 2 colheres de chá de pó para refresco). Adicione 2 xícaras de farinha de
trigo e misture com as mãos. Para conservar, coloque-a em um recipiente bem fechado ou enrole em um plástico.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 53 - por Katia Pereira)

 

 

Fora da rotina
Quando o bebê sai da rotina e fica muito excitado por causa do excesso de visitas, prepare um banho morno com uma colher de chá de sal marinho. É super relaxante e também serve para você se seus pés estiverem cansados.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 53 - por Ivone Roasio Mantovani)

 

 

Penico brincalhão
Aos 8 meses, o bebê começa a entender o uso do penico. Compre um bem bonito e embrulhe para presente. Faça todos os bichinhosfazrem cocô nele. Quando o bebê der aquela paradinha nas suas atividades para fazer força, ponha-o sentado no penico, mesmo com afralda. Aprender brincando é a melhor opção que você poderá dar a seu filho, sem traumas e gritarias.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 53 - por Leila Bortoloto)

 

 

Regularizador Intestinal
Cozinhe ameixas até que desmanchem. Retire os caroços e bata no liquidificador. Coloque num pote e guarde na geladeira. Ofereça uma colherinha de café da pasta ao seu bebê, duas vezes ao dia. Em pouco tempo o truque não será mais necessário. 
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 54 - por Leila N. Mesquita)

 

 

Cólicas
Para acalmar as cólicas do bebê, não há nada como chá de anis estrelado com uma colherinha de mel.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 54 - por Bia Seidl)

Azia e Cólicas
Contra-ataque a azia comendo uma maçã. O resultado é instantâneo. Para combater as cólicas, ofereça ao bebê chá sem açúcar, pois ele aumenta os gases.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 53 - por Adriana Ap. Costa

Cólicas no recém-nascido
Pegue duas folhas grandes de fumo, lave bem e tire o nó que tem no meio da folha. Depois, seque-a com um pano. Na chama do fogão, continue secando-as (não pode ser no forno), até que fiquem murchas. Deixe amornar e então coloque as duas folhas na barriga da criança. Passe uma fralda e deixe até o outro dia. Repita até você perceber que a criança não tem mais cólica.

 

 

Coloração Natural
Para dar um toque nos cabelos durante a gravidez, sem usar as tinturas que são proibidas e a hena que resseca os cabelos, experimente ferver um punhado de casca de cebola com dois copos de água. Depois que você lavar os cabelos, passe a mistura e deixe secar naturalmente. Os fios ganham um tom avermelhado e mais brilho.
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 54 - por Fernanda Coimbra Costa)

 

 

Evitando assaduras
Para dar maior cremosidade, misture um pouco de óleo de amêndoas doces à pomada Hipoglós. Na hora da troca das fraldas, fica mais fácil espalhar sobre a pele do bebê. 
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 54 - por Mônica Marcondes)

 

 

Fortalecedor Ósseo
Quando o bebê comer as primeiras papinhas, enriqueça-as de cálcio. Junte: 3 quilos de pé de galinha, 3 litros de água, salsinha, alho e cebola. Cozinhe por uma hora. Deixe esfriar, tire os ossos maiores, bata no liquidificador e coe. Congele em pequenas porções. Quando fizer papinha, acrescente um cubo. 
(Fonte: Revista "Mãe, você e seu filho", edição nº 54 - por Cristiane Martinez Salsone)